Bolo de Nozes e La Dolce Vita – Ano Novo Parte I

Bolo de Nozes e La Dolce Vita – Ano Novo Parte I

Bolo de Nozes

 

Feliz 2017! Estamos de volta depois de uma pausa para as festas de final de ano com essa deliciosa receita de bolo de nozes! As festas, como sempre, foram regadas a muita comida e amor! rs… As energias estão renovadas!

Neste fim de ano exercitamos a nossa veia festeira ao máximo. Recebemos amigos e família para 7 dias de muita alegria, descanso e cardápios festivos que foram executados por mãos diferentes o que conferiu temperos novos e muitas histórias boas.

O sol do Rio de Janeiro mostrou que todas as frases que sempre ouvimos sobre a cidade maravilhosa são muito verdadeiras: “Você não sabe o que é calor”, ou “Rio 40º” ou ainda “Ligaram o Maçarico”. Nesse clima os dias foram preenchidos por passeios ao Centro da Cidade, visitas à praia e mergulhos na piscina todo dia, o dia todo e até tarde.

Na parte do “até tarde” podemos concluir que a festa de Ano Novo aqui é uma coisa meio séria porque todo mundo celebra pra valer, até tarde e com muita animação. Onde seria possível pular e dançar até as 03:00 em um apartamento sem qualquer queixa da vizinhança? Concluímos que estavam todos ocupados em festar suas próprias festas.

A parte salgada, a qual detalharemos nos próximos posts, contou com muito churrasco durante o dia, macarronada do Júlio, Pirão do outro Júlio, Iguarias orientais, Costelinhas assadas, Peru e Peixes. Resolvemos retomar algumas tradições e executamos o enorme bolo de Natal que Tia Maria fazia e assim, fizemos um Floresta Negra e esse delicioso bolo de nozes para a ceia de ano novo. Ficou muito bom, acabou rapidinho! Essa é outra das receitas que Tia fazia quando éramos crianças e é diferente porque não leva farinha de trigo e sim farinha de rosca. Fica muito especial!

E sobre a Dolce Vita, se ficamos unidos e nos apoiamos nas horas difíceis por que não ficarmos unidos e nos apoiarmos nas horas felizes? Como diz a mãe, “Vamos ser felizes enquanto estamos felizes”.

Bolo de Nozes

 

Rendimento: de 10 a 12 porções
Dificuldade: Médio
Tempo de Preparo: 45 minutos

Ingredientes:
  • 9 gemas
  • 9 claras
  • 2 xícaras (chá) de açúcar refinado
  • 220 g de nozes moídas
  • 2 colheres (sopa) de farinha de rosca
Modo de Preparo:
  1. Unte uma forma de aproximadamente 22cm com manteiga e cubra com papel manteiga.
  2. Pré-aqueça o forno a 220º C.
  3. Na batedeira, em velocidade alta, bata as gemas com metade do açúcar até obter um mistura fofa e esbranquiçada. Reserve.
  4. Na batedeira limpa, junte as claras e bata até o ponto de pico mole. Adicione a outra metade do açúcar e bata até virar um merengue.
  5. Adicione 1/3 do merengue às gemas batidas e as nozes moídas com a farinha de rosca. Misture. Adicione o restante do merengue delicadamente. Coloque na forma untada e passe o forno a 180º assando por 20 a 30 minutos ou até que fique dourado. Espere esfriar antes de rechear. Ele murcha um pouco e fica bem esponjoso, como um legitimo pão de ló português.

Descubra os Itens da Nossa Coleção que Combinam com Esta Receita

Tia Maria costumava recheá-lo com chantilly e cerejas ao marrasquino, mas no ano novo recheamos com doce de ovos moles de Aveiro (parece baba de moça) e cobrimos com fios de ovos e cerejas frescas. Combina bastante com doce de leite também.

Um ótimo ano para todos!

Beijos

Má e Jú

Voltar para o blog

Seu lar merece