Bolo de Iogurte Simples

Bolo de Iogurte Simples

Bolo de Iogurte

Gosto muito de criança, mesmo! Crianças são tão leves e divertidas; vê-las crescer e aprender é sempre uma experiência recompensante. É claro que nem sempre é fácil lidar com elas, mas eu continuo gostando bastante e tenho muita paciência, como para ensinar esse bolo de iogurte. No sítio gosto de estar com os filhos dos meus primos. É uma molecada sem fim, só tem meninos! Eles são ótimos! Quando olho para eles, lembro-me da infância feliz e livre no sítio! Isso me enche de amor e felicidade, pois sei que eles estão vivendo esse momento e também terão boas lembranças dessa época e serão mais felizes no futuro.

Agora imaginem a tia mais babona do mundo! Prazer, eu! No dia que minha irmã contou que estava grávida eu chorei de alegria! Eu conversei com meu sobrinho quando ele ainda estava na barriga dela, mesma ela falando que eu era muito pegajosa e que ele era um corinthianinho chutando a cabeça da tia São Paulina. Não importava! Estava ansiosa demais pela chegada dele e sou pegajosa mesmo!

Mas o que eu queria contar é que, ainda grávida, minha irmã estava lendo um livro chamado Crianças Francesas Não Fazem Manha. E nele havia uma receita muito boa de um bolo de iogurte. É um bolo simples, que não requer nem batedeira. O intuito é fazê-lo junto com as crianças, para envolvê-las nessa atividade tão divertida e prazerosa que é cozinhar e assim ensina-las sobre a importância e o prazer do preparo dos alimentos.

Como de costume, eu fiz algumas experiências e adaptações com a receita. Às vezes, a faço pela metade e ela continua funcionando muito bem. Minha versão preferida é com mirtilos, se quiser abusar pode colocar também pedaços de chocolate ao leite. É um bolo saboroso e molhadinho, ótimo para um café da manhã ou chá da tarde!

Bolo de Iogurte – Gâteau au Yaourt

Rendimento: 10 porções
Grau de dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: 1h

Ingredientes:
  • 2 potes de 170g iogurte natural sem açúcar (use o pote para medir os demais ingredientes)
  • 2 ovos
  • 2 potes de açúcar (ou apenas um se preferir menos doce)
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • Um pouco menos de um pote de óleo vegetal (eu utilizo óleo de canola, geralmente)
  • 4 potes de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 colher de sopa de fermento químico
  • Opcional: Uma porção (cerca de 2 potes) de mirtilos (ou qualquer outra frutinha da sua preferência, morangos ficam ótimos também) e/ou gotas/pedaços de chocolate (ao leite ou meio amargo)
Modo de preparo:
  1. Preaqueça o forno a 190ºC.
  2. Use o óleo vegetal para untar uma forma redonda de 22 cm ou uma forma grande de pão. Quando quero fazer um bolo menor faço meio receita e asso em uma forma de pão pequena. Não use muito óleo para untar pois ele pode deixar um gosto estranho no bolo. Formas de furo no meio também funcionam muito bem;
  3. Misture delicadamente o iogurte, os ovos, o açúcar, o extrato de baunilha e o óleo.
  4. Misture a farinha e o fermento e peneire sobre os ingredientes acima. Mexa com delicadeza até a absorção completa, mas não bata demais.
  5. Se preferir, acrescente agora as frutas e/ou gotas de chocolates para dar sabor, misture delicadamente e coloque na forma de sua preferência.
  6. Asse por 35 minutos, podendo aumentar em mais 5 minutos se o bolo não passar no teste do palito seco. Ele deve ficar crocante na parte de fora, mas macio por dentro. Lembre-se da regra dos primeiros 15 minutos e resista à tentação de não abrir o forno.
  7. Deixe esfriar e sirva!

Descubra os Itens da Nossa Coleção que Combinam com Esta Receita

Espero fazer muitas vezes esse bolo para o meu sobrinho e afilhado, tão amado e querido! Agora ele já começou a pedir “boio”! rs

Espero que gostem!

Beijos

Tia Jú

Gostou do Post? 
Compartilhe com aquela pessoa querida e não deixe de conferir as outras receitas e dicas aqui na Lar8. 

Voltar para o blog

Seu lar merece